Mural
Valesca,
Acabei de ler o Diciodiário e agora estou lendo Harmonia das Esferas e estou encantada com as duas obras. Achei um primor! Uma obra bem escrita,delicadada e original nas palavras e nas entrelinhas. Simplesmente adorei!! Já estou trabalhando com meus alunos e aguardamos sua visita em breve. Abraços. Rosangela Oliveira
Rosangela Ferreira de Oliveira - Porto Alegre
Harmonia das Esferas (Valesca de Assis – WS Editor – 128 páginas)
Temos aqui, sem sombra de dúvida, uma das autoras gaúchas mais importantes da atualidade. Nesta novela, considerada por muitos sua obra-prima, Valesca mergulha em uma narrativa lÃrica, simbólica e enxuta, dissecando meandros pouco conhecidos da vida literária contemporânea.
Nas noites de autógrafos porto-alegrenses, além do autor e de seus leitores, há também a presença de seres anônimos, que formam uma obscura ordem de aspirantes a escritores, a poetas ou mesmo a personagens. Estes, real ou miticamente, acabam se tornando peças fundamentais para o sucesso dos eventos.
Com uma construção pausada e harmônica, desprendida das fragilidades femininas, a autora nos conduz a um sensÃvel passeio pelas esferas mais Ãntimas das personagens e dela própria. Trata-se de uma reflexão sobre o dizer e ouvir histórias, bem como uma afirmação de seus poderes balsâmicos.
Uili Bergamin - Caxias do Sul/RS
Valesca,
Aproveitei a ida a Ijuà para ler A Valsa da Medusa. Nossa! Que livro bem escrito, que história bem estruturada, que romance!
Morri de tristeza com Tristan. Mas muito me enterneci com a vida de Pauline.
Sou grato por momentos tão intensos!
Abração.
Junho 2009
Rubem Penz - Porto Alegre/RS
Vou agradecendo teu Vão pensar que estamos fugindo! para dizer que foi uma leitura deliciosa e comovente, sobretudo pela leveza da linguagem e pela maneira bem humorada com que relês a nossa história, transformando Dom João num personagem cativante. No subsolo da narrativa perpassa todo o conhecimento dessa aventura que foi a vinda da famÃlia real portuguesa ao Brasil. Jovens e velhos vão se encantar com a narrtaiva dessa "viagem quase impossÃvel".
Carlos Jorge Appel ( publicado com autorização do autor)
Valesca de Assis - Porto Alegre/RS
Li estes dias o "Vão pensar que estamos fugindo!" e queria dizer-lhe que me encantou. Você conjuga a sensibilidade narrativa com o dom da pedagogia como poucos que tenho lido. Uma delÃcia absoluta. Fica a ideia que podia ter sido um livro de 500 páginas – e que, no entanto, uma linha só a mais seria desperdÃcio. Muito raro, isso.
Joel Neto, escritor e jornalista açoriano
Joel Neto - Lisboa
Estou lendo teu livro, H. das Esferas e não consigo ir adiante...
Não que eu não esteja gostando.
O motivo é bem outro: a cada página que leio, volto atrás para ler de novo, uma, duas vezes, e até mais... Fico "patinando" nas linhas e entrelinhas.
Como escreves bonito! Belas imagens, comparações, metáforas e cada nicho tem a palavra adequada.
Estou encantada!
E muito feliz e orgulhosa em estar convivendo contigo.
A cada dia aprendo na tua Oficina coisas que não tem preço. A pensar sobre meus conceitos e idéias, a observar com mais cuidado e empatia o outro e a ser melhor leitora.
Meu beijo carinhoso, e obrigada!
Jussara -
Valesca de Assis, além de me privilegiar com sua generosa atenção, propicia aos leitores, constantemente, saborosas demonstrações da sua qualificação literária. Que não foi feita por acaso. Desde que ela venceu um concurso de redações da Feira do Livro em 1963, até hoje, Valesca só cresceu, aprimorou-se e se tornou uma das melhores escritoras do Brasil. Dispensa a definição de gênero, em sua qualidade só merece a manifestação substantiva.
Walter Galvani - Porto Alegre
Acabei de ler seu livro "A colheita dos dias" indicado por uma amiga e
achei sensacional. Claro, perturbador também, mas é isso que o torna tão
interessante. Parabéns e continue nos agraciando com suas obras. Um beijo.
Desiane, estudante de Letras - Canoas
Esperei acabar de ler o DICIODIÃRIO para te escrever. Dizer que gostei dele é óbvio demais. Interessante, porém, foi vislumbrar a menina que, hoje, com tanta competência, "brinca" com as palavras e com as pessoas. Foi um privilégio participar daquele encontro e unir-me ao grupo.
Muito obrigada pela oportunidade.
Teu livro deu para refletir sobre quantas "ANICAS" passam na nossa vida. Não só sujas e maltrapilhas, mas ricas, bem vestidas, inteligentes, apenas não aceitas pela sociedade por serem diferentes. O I da INDIFERENÇA é muito real.
A "menina" VALESCA precisa continuar agitando, gritando, sempre inconformada com o status quo, e liderando o processo de fazer as pessoas CRESCEREM.
Muito obrigada, mais uma vez, e um grande abraço (extensivo ao grupo que tão bem me acolheu) cheio de admiração.
Olny - Rio de Janeiro
Queria te agradecer pelas aulas excelentes.
Elas me ajudaram como pessoa e como profissional. Tenho certeza que nossos passos se cruzarão novamente. És muito importante para mim.
Com carinho,
Ketty - Porto Alegre
Envie seu depoimento
Preencha os campos abaixo.